19 de dez. de 2006

Ebenézer


“Entao Samuel Tomou uma pedra, e a pos entre Mispa e Sem, e Lhe chamou Ebenezer dizendo: Ate aqui nos ajudou o Senhor”.


Ola queridos, a Paz do Senhor Jesus a todos.

Este texto acima se encontra em 1? Samuel Capitulo 7 versículo 12, e gostaria de compartilhar com voces algumas palavras a respeito do texto em evidencia.
Hoje estamos no dia 19 de dezembro e, portanto estamos no fechar das cortinas do ano de 2006, o que me leva a fazer um balanço deste ano corrente.
Queridos, sendo ou nao da nossa vontade o ano se foi e com ele se foi tudo o quanto nós realizamos, seja de bom ou de ruim e já estamos nos programando para o próximo ano, fazendo planos, procurando novos projetos e um tanto de outros pensamentos nos tomam de assalto, mas o fato é que também nao conseguimos ficar em paz com os projetos que com o findar do ano também vao se findar em nossas vidas, pois os tais foram projetados para se realizarem neste ano de2006 e o ano acabou e estes nao foram realizados, entao vem o desconforto, a frustraçao e o desanimo. Eu tenho sido muitas vezes apanhado em tais pensamentos, o que me deixa por vezes desanimado. Mas olhando para esta porçao da palavra de Deus eu posso ver de um outro angulo a minha vida e o balanço de minha experiencia em 2006.
Aqui neste texto somos levados a compartilhar com o profeta Samuel, e assim sendo temos de dar uma volta com o profeta a fim de nos inteirarmos do momento em que ele se encontrava, e isto me leva a ler o começo do Capítulo e encontro a seguinte situaçao:
Israel havia pecado contra o Senhor e se voltado aos deuses estranhos, a arca do Senhor nao estava onde deveria, entao significa que o povo estava sem a presença de Deus, e sem a presença de Deus n?o há gozo, nao há paz e nem sentido para tudo o que fizermos. Bom como entao eles poderiam estampar um sorriso nos lábios, como estampar uma esperança, ou ainda um cantico? Queridos sem a presença do Senhor nós nao teremos motivos para festejar, n?o teremos motivos para canticos, nao teremos motivos para nada, pis é o Senhor Jesus nosso motivo, nossa razao, e se ele esta em nós, somos vencedores, se ele está em nós e nos nele entao vivemos, agora Israel esta padecendo, e porque? N?o É porque eles estao com Juros altos, ou porque o Orçamento da uniao nao alcançou o esperado, ou ainda porque a balança comercial fechara o ano em baixa, nao e nao, o motivo do sofrimento é que eles haviam se distanciados de sua razao, eles se encontravam na contra mao da vontade do Senhor, e o pior, estando desta maneira agora eles tem um inimigo com um ataque iminente, os filisteus se ajuntam para guerrear contra eles, o que fazer? Como agir?
Talvez nos podemos olhar em nossa volta e o inimigo parece querer nos atacar, parece que nao conseguiremos, o que fazer? O melhor a fazer é seguir o exemplo do profeta Samuel. Nos diz as escrituras que o profeta reuniu o povo em Mispa e ali eles se ajuntaram para orar ao Senhor, para reconhecerem seus pecados, fazendo assim um caminho de volta para a vontade do Senhor. Hei, nao importa o quanto voce tem se distanciado da presença ou da vontade do Senhor, mas importa o quanto voce esta disposto a atrair a atençao do Senhor novamente, o quanto voce esta disposto reconhecer que precisa da presença do Senhor na sua vida, o quanto estas disposto a voltar para os braços do pai, e ele, posso te afirmar pela palavra, esta te esperando com uma festa.
Quando povo se reuniu em Mispa, nao foi só o arrependimento, e os sacrifico; a maior surpresa foi ver que o Senhor nao somente os perdoou, mas ao mesmo tempo começou agir em favor deles, diz a palavra que neste momento de culto, de arrependimento, os Filisteus se voltaram contra eles e os alcançou, mas neste momento o Senhor bradou dos altos céus com grande pavor e trovoou sobre eles e naquele dia o Senhor fez os Filisteus caírem e deu vitória a Israel.
Diante desta cena o que eles poderiam dizer? O que falar?
Olha, o profeta talvez procurou a melhor maneira de definir aquele dia memorável, mas nao conseguia achar palavras entao vejo como um suspiro de sua alma: EBENÉZER, que significa: até aqui o Senhor nos ajudou.
Isso nao mexe com voce?
Parece que ele quer dizer tantas coisas com esta palavra, tipo: Mesmo em detrimento a todos os meus erros, mesmo com tanta fragilidade e defeitos, ATÉ AQUI O SENHOR TEM ME AJUDADO.
Querido, entenda isso, teríamos muitas coisas para lamentar, para nos encher de tristezas, mas um olhar mais profundo nos revelará que “ATÉ AQUI O SENHOR NOS AJUDOU”, nao importa o quanto tem sido pesado para voce e sei que tem sido difícil, pois é para mim, as vezes me pergunto se conseguirei chegar ao fim de algumas provaçoes que tenho passado, o quanto eles sao pesadas a mim, mas eu tenho chegado e voce já venceu tantas batalhas porque o Senhor te ajudou, e te digo, ele ainda te ajudará inúmeras vezes, por isso quero te convidar neste ultimo momento de 2006 e olhar apara Jesus, e terás motivos para dizer EBENÉZER.
Querido que o Senhor Jesus continue a ministrar em sua vida, e assim como ele tem sido com voce neste 2006, ele o será em 2007.
O meu desejo é que voce seja inundado com o amor de Jesus, hoje e sempre.

No amor de Cristo Jesus, seu amigo;

Ev. Jefferson Souza

Nenhum comentário:

Uma Obra Apostólica em Uberaba MG.

Olá queridos leitores, paz do Senhor Jesus seja com cada um de vocês. Nesta última quinta feira estive juntamente com o pastor Baltazar e...