25 de mar. de 2008

Preenchendo o vazio Existencial.


Boa tarde amigos (a).


Graças a Deus hoje consegui descansar depois de uns dias de correrias.

No domingo trouxe uma palavra a igreja que gostaria de compartilhar com vocês.

O tema da palavra é: Preenchendo o Vazio Existencial.

O texto usado foi o de João capítulo 4 e versículos 7-24.


Vou partir do ponto que todos conhecem esta escritura, retomando apenas o versículo 7: "Vindo uma mulher samaritana tirar água, Jesus lhe disse: Dá me de beber."


Amados (a), estava no congresso internacional de jovens em Campinas (IAB), quando esta palavra começou a me incomodar. Fiquei pensando neste encontro nada casual. A primeira situação que percebi é o estado de irritação e perda de humor que acompanham pessoas vazias.


Note no próximo versículo a mulher parece responder com rispidez: "Como tu sendo Judeu me pede água?"

Vejam, era apenas um pedido de água, não havia necessidade de ela retrucar, um copo de água não poderia trazer a tona toda a rivalidade entre Judeus e samaritanos. Mas aquela mulher estava ali para preencher um vazio. Era a hora do almoço, perto do meio dia, na hora onde o sol estava incidindo com maior intensidade. Neste horário as pessoas ficam em casa, na sombra, e o que fazia esta mulher ir la buscar água quando deveria estar em casa?

Eu tenho percebido que pessoas com um vazio existencial, ou vazio de alma, desenvolvem uma vida de ansiedades.

Jesus certa vez disse aos seus discípulos: Não andeis ansiosos por aquilo que haveis de comer ou beber... Por que? Simples, porque quando estamos ansiosos consumimos o que não queremos ou temos necessidade.

Será que realmente esta mulher estava com sede? haveria necessidade de ela buscar água naquele momento de sol causticante?

Deixa eu te dizer uma coisa: muitas pessoas estão sofrendo porque estão vazias e desenvolvem a ansiedade que por sua vez as leva a consumir a tristeza, a amargura, a depressão, a falta de humor, consomem os lixos das emoções, que as transformam em pessoas cada vez piores e por que? Porque não se pode estar vazio, não fica um espaço vazio, ou estará preenchido de A ou de B.

Jesus sabia que aquela mulher não precisava daquela água a qual ela foi buscar, mas de outra água que aqui é a figura do próprio Espírito Santo. Ela precisava preencher não o estômago de água, mas sua própria existência de uma água viva.

Nas nossas ansiedades compramos o que não precisamos, talvez a mulher já tem dez sapatos mas ela acaba entrando em uma loja e compra mais dois ou três sem necessidade. Quando estamos ansiosos comemos sem que tenhamos fome, roemos as unhas sem que estas nos sirvam para algo e tantas outras coisas sem sentido e razão alguma.

Bom, JESUS vai no íntimo do problema desta mulher, pedindo lhe água. Isso traz a tona toda a angustia desta mulher, traz a tona sua falta de humor, mas ela interessa na água de Jesus, ela interessa na felicidade, porém outra situação que noto é que quanto estamos vazios em nossa existência temos medo de nos enfrentarmos, temos medo de tratar o problema, então procuramos desviar o foco sempre que somos confrontados. Olha não gostamos de sermos confrontados com as verdades existenciais. Esta mulher de água ela muda o assunto para adoração, para sacrifício. Ela estava tentando desviar o assunto, porque agora ela achara alguém que atingiu o âmago de sua existência. Você não tem feito isto? Para fugir a realidade as vezes nos valemos de atacar a outros em uma tentativa desvairada de nos escondermos ou escondermos nossos problemas e medos? Mas em fim, nos escondemos de quem?

Nosso maior inimigo somos nós mesmo.

Algumas pessoas quando vão se deitar elas começam a construir um mundo paralelo, virtual.

O único lugar que algumas pessoas são felizes são no seu mundinho virtual.

Mas querido ou querida, seus problemas são reais, o inimigo de nossa alma é real, e a cada manha que você acordar, vais acordar e um mundo real, de 24 horas, de sete dias por semana, com chuva, sol, fome e etc.

Se tem um lugar onde você precisa ser feliz é neste mundo real, então não tenha medo de reconhecer teus erros e fracassos, teus sonhos.

Chegou o momento da mulher se render e dizer: " Senhor da me de beber". Então Jesus para provar que conhecia o desejo desta mulher disse lhe: "Vai e busca teu marido", ao que ela respondeu: "Não tenho marido", e Jesus lhe contemplou e disse: Disseste bem, porque o homem que agora tens não é teu marido.

Esta mulher havia se casado cinco vezes e estava morando com o sexto homem. Como deveria ser triste estar ao lado desta mulher. Puxa vida, cinco maridos não conseguiram ficar com ela. O que havia nela de tão ruim? Um vazio enorme. Você já observou como é ruim estar ao lado de pessoas tristes, com baixo auto estima? Sim, gostamos de estar ao lado de pessoas positivas, com uma boa conversa, que seja agradável e coisas assim, mas nunca o contrário.

Talvez isto explique o porque desta samaritana estar sozinha no poço buscando água e neste horário.

Agora eu gosto de que Jesus achou necessário passar por Samaria, ele queria preencher o vazio Existencial desta mulher sofredora.

Sabe amigo (a) Jesus um dia resolveu também passar pela terra para resolver o problema existencial de cada um de nós.

Alguns até que tentaram. Platão com a teoria do Mundo inteligível e mundo Sensível, mostrando que perfeito era apenas o inteligível ou mundo das ideias, mas o problema é que nos realizamos no mundo sensível e não apenas nas ideias. Então veio Agostinho falando e melhorando um pouco quando mostrou que o mundo das ideias na verdade é o mundo de Deus que é perfeito e o fato de não sermos perfeito era o fato de sermos cópia do mundo das ideias, deixando ainda um vazio em nossas mentes e corações. Outro que entrou no sentido da existência foi Sócrates, levando o homem a buscar a Conhecer a si mesmo, mas também deixou uma lacuna "existencial".

Mas amados (a) Só Jesus preencheu e ainda é capaz de preencher nossa existência.

Esta mulher voltou para a cidade saciada e ainda ajudou a outros conhecerem a "água viva". Jesus é o único que pode preencher nossa existência e nos dar um sentido real para viver, uma razão de ser.

Olha, nos podemos tentar buscar uma razão em muitas coisas e áreas de nossa vida, mas só encontraremos de fato ao conhecermos Jesus.

Eu já tive meus 15 anos de idade, e era cheio de ideias e ilusões. Achava que meus amigos eram eternos e de fato amigos. Gostava de pegar minha moto e empinar, dar babaloo, correr pelas avenidas da cidade. Muitas vezes colocava 180 km/h e achava o máximo. Depois com 16 consegui comprar um carro e sempre estava acompanhado de pessoas, na escola tinha moral. Mas os anos passaram, estas coisas deixaram de preencher-me. Descobri que alguns que eu pensava ser meus amigos não o eram. Namoro não me preencheu, carro ou moto, saídas e coisas assim não deram razão e sentido para minha existência. Até que me decidi inteiramente me lançar nos braços do Senhor Jesus. Já com 18 anos deixei de pensar como criança, deixei de lado ilusões e confrontei um mundo real, com problemas e realizações reais e aí senti minha vida ganhando razão e sentido. Entendi o valor real de família, caí na real e percebi que minha irmã Miriam havia se casado e eu nem tinha acompanhado a vida dela, só então vi como me ela me fazia falta. Então comecei a aproveitar melhor meus pais, minha irmã Daphnne, família. Logo eu perdi minha avó, mas louvo a Jesus que no último ano da vida dela eu estava junto a ela todos os dias. No último momento de lucidez dela antes de passar um por uma cirurgia eu estava la para ouvi-la dizer: Meu filho eu não temo a morte porque estarei com o Senhor, aleluia.

Neste mesmo ano comecei a pastorear a igreja que até hoje sou pastor. Isso já faz sete anos. Eu realmente descobri um Jesus que me deu sentido para viver, razão para louvar. Eu bebi desta água.

Se tua vida esta vazia, se estas sem humor e as pessoas se afastam cada vez de você talvez seja a hora de pedia água a quem pode lhe dar, Jesus.


Como esta mulher samaritana, peça a Jesus que lhe de da água que saciará de uma vez por todas a sua sede.

Se você tem alguém para enfrentar este alguém é você mesmo, não fuja das situações encare as, se não podes sozinho peça a ajuda de Jesus e ele te ajudará, saia do mundo virtual e encare o mundo Real.

Para finalizar retomo as palavras de sto. Agostinho: "todo homem tem um vazio do tamanho de Deus".

Busque a ele e serás preenchido.

No amor de Cristo Jesus,

Ev. Jefferson Souza

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu percebo que tem muitos na igreja,que estão dentro de um poço de água,até os lombos mas estes ainda sente sede.As pessoas tem vivido mais dos seus sonhos e projetos do que dado prioridade ao Senhor em servi-lo,buscá-lo.Fico Feliz em ouvir seu testemunho.E que esta água(Espirito Santo),venha saciar a vida daqueles que atráves de ti,do teu testemunho despertem a ser cheios do Espirito Santo,e repetidas vezes serem renovados.Deus abençõe!

Um abraço de sua irmà em Cristo.Priscila (terceira recanto)

Anônimo disse...

Estava falando exatamente sobre esse assunto com uma amiga não cristã ha alguns poucos minutoss..e estava procurando algo para completar e achei esse texto..
foi muito de Deus...tudo que ela disse estar sentindo esta aqui..
Realmente só Deus preenche nosso vazio..
Deus abençoe sua vida!

Uma Obra Apostólica em Uberaba MG.

Olá queridos leitores, paz do Senhor Jesus seja com cada um de vocês. Nesta última quinta feira estive juntamente com o pastor Baltazar e...