20 de nov. de 2008

Vãs Filosofias

"Tenham Cuidado para que ninguém os escravize a Filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições Humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo." Colossenses 2:8


Boa tarde queridos leitores, a Paz do Senhor Jesus esteja abundantemente manifesta em vossos corações.

Neste artigo quero me dirigir a Leitora Celia Regina em particular, e a todos os leitores em geral.

Na postagem anterior me referi as Vãs Filosofias.

Bom, ao fazer esta abordagem, estava trazendo a memória este trecho, que citei agora no início deste texto.
Em primeiro Lugar precisamos analisar o que significa a palavra Filosofia: Significa literalmente Amor a Sabedoria, ou também a busca incessante a sabedoria.
Desde os tempos primórdios o homem filosofa pois esta sempre buscando aprender, a saber, e o faz questionando, buscando, perseguindo alvos e objetivos.
A busca pela transcendencia, por exemplo, esta nas sociedades mais primitivas e nas mais avançadas e modernas. Todos nos queremos uma resposta que no mínimo apazigue nosso interior, em questões de existência, de propósitos e por aí vai.
Assim Filosofia não é considerada Ciência porque não esta preocupada em dar respostas, porque não tem um único objeto de estudo, não segue apenas um método, como acontece com as ciências empíricas.
Tendo isto em vista, todos nos passamos pela filosofia, mas o que o Apóstolo Paulo estava dizendo era sobre as Vãs Filosofias. Vãs vem de: Em Vão, ou seja, a que não produz nada, o que não tem objetivo.
Nos tempos apostólicos se levantaram muitas falsas doutrinas e todas elas baseadas em tradições humanas, e muitas delas como consequencias de Mitos, que são pensamentos racionais em um período anterior a Filosofia, o que chamamos de Filodoxia, mas estes pensamentos não estão baseados na busca pela verdade, mas são pensamentos infundados e não dotados de todo sentido e busca da verdade intrissica. Assim que alguns homens da época apostólica queriam incorporar aos textos bíblicos, suas próprias ideias e pensamentos. Alguns começavam a pregar que Cristo não havia ressucitado entre os mortos, outros diziam que ele ressucitara mas não em corpo, e teve ate os que pregavam que ele nunca morreu mas havia fugido para outro país.
Bom nos tempos atuais as vãs filosofias colocam os costumes atuais acima das verdades contidas nas sagradas escrituras. Por exemplo, se da mais crédito a doutrina da trindade, uma doutrina falsa, e criada por Filósofos, dentre eles: Tertuliano e Atanazio que foram os principais expoentes deste pensamento católico, que no fundo visava o poder politico e económico e não questões de vida eterna. Era sobre estes tipos de doutrinas e Filosofias que o Apóstolo Paulo estava nos advertindo. Para muitos de nossa geração é mais cómodo ficar com as ideias de homens atuais, a crer que a palavra de Deus é toda poderosa e imutável. Se você buscar quando nasceu o batismo por aspersão vais ver que foi no final do século III, mas se buscar na bíblia vai ver que sempre foi por imersão. Se buscar ver quando surgiu os dogmas da igreja Católica e a trindade e o batismo nos titulos: Pai, Filho e Espírito Santo, verás que foi depois do ano 300 D.c., mas por outro lado, verás que na bíblia, todos os que foram batizados em águas para arrependimento e salvação, o foram no santo Nome de Jesus. Todos os Apóstolos ministraram o batismo em nome de Jesus, inclusive o Próprio Mateus que escreveu Mt.28:19, porque ele entendeu o que ele escreveu sobre as palavras de Jesus. Ele entendeu que: Pai, Filho e Espírito Santo NÃO são nomes, mas o nome do Pai é Jesus, ver Jo.17:6, o nome do Filho é Jesus, e o Espírito Santo é Jesus, conforme podemos confirmar em João 14:16-18 e em Romanos 8:9.
Assim devemos dar lugar a palavra de Deus e não as tradições humanas, que são cheia de ideias e falhas, mas a Palavra do Senhor não falha e não volta a trás.
Espero ter respondido e esclarecido, mas estou aberto aos questionamentos.
Obrigado por escrever seu comentário, isso me ajuda a interagir com cada leitor.
Que o Senhor nos guarde em sua Santa Palavra.
Pr. Jefferson Souza


2 comentários:

Anônimo disse...

A paz do Senhor Pastor,quero para beniza-lo pelo econtro internascional de jovens,nós da AIDB em Paulínia, ainda estamos saboreando as maravilhosas mensagens que nos foram entregue por Homens de Deus, para nós foi uma grande virada para melhor, e ao pastor Baltazar e a Irmã Maria a quem temos uma adimiração especial parabéns pelos 29 anos da Igreja, e por éstá família mara vilhosa. Conte sempre com nossas orações,Pr. Anísio e Ev. Dalva

Anônimo disse...

PAZ DO SENHOR

OBRIGADO POR NOS DAR RAPIDA RESPOSTA...
FOI BASTANTE EXCLARECEDOR!...

EU CONHECEDORA DE MUITOS MINISTERIOS E VISÕES BIBLICAS TENHO ENTENDIDO QUE NELAS FALAM DE SALVAÇÃO CURA LIBERTAÇÃO E QUE JESUS E O ÚNICO SENHOR...
NOS DE EXEPLOS DE IGREJAS ATUAIS ONDE AGEM CONFORME ESSE COSTUME.

NOS ESTAMOS MUITOS CONFUSOS POR CONHECER MUITAS VISÕES POR ISSO PRECISAMOS DA SUA AJUDA PARA NOS EXCLARECER NOSSAS DÚVIDAS POIS VC É UM PASTOR SÁBIO!!!

AGUARADREMOS SUA RESPOSTA...


FIQUE NA PAZ DE DEUS...

Uma Obra Apostólica em Uberaba MG.

Olá queridos leitores, paz do Senhor Jesus seja com cada um de vocês. Nesta última quinta feira estive juntamente com o pastor Baltazar e...