22 de nov. de 2010

Cuidado com o que você fala

Boa tarde queridos leitores, que a graça e a Paz do Senhor Jesus Cristo seja com cada um de vocês.
Ontem a noite minha cabeça estava um fervilhão de pensamentos e entre estes pensamentos estava pensando sobre a Epístola de Tiago.
Há dois meses e meio estamos estudando esta epístola em nossa igreja local e estamos agora no capítulo 4. Este é um livro interessante pois ele trata da relação: Religião Verdadeira X Religião Falsa. Alguns até dizem que trata da relação FÉ X Obras, o que é de fato equivocado, pois o tema central deste livro da bíblia é trazer a tona uma Religião Viva e religião aqui no seu sentido original ( RELIGARE - Tornar a Ligar o que fora desligado) e não no sentido vulgar como conhecemos esta palavra que em nosso mundo atual define estilos ou modos de crença.
O apóstolo Tiago, que cremos ser o irmão de Jesus, traz em sua escrita uma exortação a fé verdadeira, uma fé carregada de vida e de sentido e condena a fé hipócrita, a fé do diz que diz. Neste livro temos cinco capítulos e em dois deles, 1 e 3 o assunto da língua é colocado em pauta.
Sim é sobre a língua que quero falar. Ele diz que a língua é um pequeno membro e que pode causar grandes estragos.
Este assunto é tão importante que já no primeiro capítulo do livro lemos que devemos ser mais prontos a Ouvir e Tardios em falar e depois ele retoma o problema com seus por menores no capítulo três quando ele detalha o estrago que a língua pode fazer. Ele diz por exemplo que a língua é um MAL incontido e que se alguém domina a língua esta pessoa domina todo o corpo.
Eu fico impressionado como as pessoas não seguram suas línguas, como alguém pode FALAR MAL DO OUTRO SEM AO MENOS CONHECE-LO. Parece que o género Humano tem facilidade de falar daquilo que não sabe ou conhece. As vezes alguém escuta algo de outra pessoa e sem ao menos confirmar se é fato ou boato esta pessoa passa para frente o que ouviu e se pelo menos passasse da mesma forma ainda se poderia tolerar, mas ao passar para frente ainda da sua versão do que ouviu. Outros fazem calúnias e injúrias sem nem se preocupar com os efeitos da sua conversa fiada, não querem saber se estão atrapalhando e muito menos se estão sendo usados pelo maligno, apenas falam e falam....
Quando lemos no evangelho de Mateus encontramos que o Senhor Jesus nos cobrará toda a PALAVRA OCIOSA QUE FORA DITA, sim, teremos de prestar contas de nossas palavras. Outra coisa que me irrita bastante é o fato que as conversas fiadas ou emprestáveis ou inverdades tem mais valor aparentemente do que a verdade.
Dificilmente alguém ouve uma conversa e vai a quem de direito saber se aquilo que tenha ouvido procede ou não, antes tem alegria em passar para frente o que ouviu.
No livro de provérbios lemos que: "ATÉ O TOLO QUANDO SE CALA, É TIDO COMO SÁBIO".
Então deixo aqui um conselho: Antes de falar o que não podemos provar ou que não temos conhecimento de causa, deveríamos pensar se de fato devemos falar ou não e quando falarmos que sejamos suficientemente honestos para trazer para nós o peso da responsabilidade de termos falado.
Tiago ainda diz: Não se pode com a mesma língua bendizer ao Senhor e sermos instrumentos do engano.
Pensemos nisto.....
Em Cristo Jesus,
Pr. Jefferson Souza

2 comentários:

Anônimo disse...

Um homem foi até um sabiopara lhe contar uma informação que julgava de seu interesse:


Quero contar-te uma coisa a respeito de um amigo teu!


Espera — disse o sábio. - Antes de contar-me, quero saber se fizeste passar essa informação pelas três peneiras.


Três peneiras? Que queres dizer?


Devemos sempre usar as três peneiras. Se não as conheces, presta bem atenção. A primeira é a peneira da VERDADE. Tens certeza de que isso que queres dizer-me é verdade?


Bem, foi o que ouvi outros contarem. Não sei exatamente se é verdade.


A segunda peneira é a da BONDADE. Com certeza, deves ter passado a informação pela peneira da bondade. Ou não?

Envergonhado, o homem respondeu:


Devo confessar que não.


A terceira peneira é a da UTILIDADE. Pensaste bem se é útil o que vieste falar a respeito do meu amigo?


Útil? Na verdade, não.


Então, - disse-lhe o sábio -, se o que queres contar-me não é verdadeiro, nem bom, nem útil, então é melhor que o guardes apenas para ti.

Pri -recanto

Lú... disse...

É verdade amor... Como precisamos meditar nessa palavra. Realmente temos aprendido muito nesse estudo do livro de Tiago que nos mostra que mesmo sendo uma epístola pequena tem um conteúdo enorme e de grande valia.
Pri... gostei da história. Precisamos usar as 3 peneiras mesmo.
Que o Senhor Jesus nos guarde em seu amor!

Abraços
Lú...Souza

Uma Obra Apostólica em Uberaba MG.

Olá queridos leitores, paz do Senhor Jesus seja com cada um de vocês. Nesta última quinta feira estive juntamente com o pastor Baltazar e...